Já nós brasileiros, utilizamos da palavra com um sentido diferente do original, sendo uma gíria que define as pessoas que são exclusivamente fãs de animes e mangás (desenhos animados e histórias em quadrinhos típicos do Japão).
A expressão "Otome" também é usada de maneira completamente diferente do seu significado original em japonês, que seria "donzela", "virgem" ou "senhorita", porém no Brasil a palavra é utilizada como o feminino de otaku, ou seja, uma fã do sexo feminino de animes e mangás japoneses.
Na Liberdade, é possível sentir a imensa influência da cultura japonesa nas ruas e estabelecimentos, desde os postes tipicamente orientais até os itens comercializados. Nos comércios locais encontramos alimentos e produtos da própria cultura japonesa (Mangás, Figuras de Ação, acessórios para "Cosplay", etc.).
Por este motivo a Liberdade acabou se tornando "o paraíso dos Otakus", abrigando diversos eventos no local como concurso de melhor "Cosplay", onde participantes se fantasiam de personagens fictícios dos desenhos. Vamos falar mais sobre esses eventos na próxima edição do Japa News, então fique ligado!
DO CATIVO À LIBERDADE
SÃO PAULO
Rafael de Souza Aguiar, INOVAPUBLI
26/09/2019 - 18h36
Você que anda pelo gracioso distrito, não imagina que esse local tem uma origem que é bem contraditória ao seu nome atual. Conhecida como “Largo da Forca” foi o local escolhido para abrigar a forca destinada à execução da pena de morte de criminosos e escravos.

Foto – “Igreja dos Enforcados” - Local onde eram velados os corpos.
Origem: acaoeducativa.org.br/redeantirracista/equipamentos/igreja-santa-cruz-das-almas-dos-enforcados/
Em 1821, o ex-tenente do exército Francisco José das Chagas, conhecido como Chaguinhas, assumiu a culpa por uma rebelião feita contra o batalhão por conta dos salários atrasados para livrar seus parceiros da forca.
No dia de sua execução, a corda que deveria estrangular o soldado arrebentou 3 vezes, o público que assistia sua execução interpretou como um “sinal divino” e começou a gritar “Liberdade, liberdade”, com a revolta da população Chagas foi morto espancado.
Mais tarde o povo, em lembrança de Chaguinhas, criou a prática de acender velas para guiar almas do purgatório. E foi assim que em 1891 a região recebeu o nome de Liberdade.
Fontes:
www.nippobrasil.com.br/especial/n027.php
sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,chaguinhas--o-santo-da-liberdade,1782539
